Quem vê tanta exuberância, sente que está entrando em um oásis de sofisticação

Palm Springs está localizada nos limites do Coachella Valley, no Sul da Califórnia, no coração do deserto. Quem a vê exuberante e coberta de viçosa elegância, sente que está entrando em um oásis de sofisticação. E é exatamente essa a mensagem que a cidade quer passar ao visitante.

Palm Springs
Frank Sinatra Drive dá as boas vindas aos turistas, logo na chegada a região de Palm Springs (Fotos: Claudia Tonaco)

O deserto como cenário

Palm Springs reflete o clima de deserto, mas para por aí. Fazendo contraponto às construções de cores bem claras, como as areias que as cercam, seu paisagismo é tão sofisticado quanto o projeto urbano. Há uma profusão de jardins nas propriedades públicas e nas residências. Delicados canteiros com flores coloridas se espalham pela cidade. Eles lembram os jardins japoneses. Têm poucas, mas belas espécies, de formas texturas e plasticidades diferentes, plantadas sobre a areia. Seguem margeando os passeios até juntarem-se a um verde maior, dos parques e das praças.

O Circuito Palm Springs

Esse extremo cuidado com a beleza e o acabamento da cidade dá a Palm Springs uma imagem refinada, reflexo da extrema riqueza da região. Emoldurando o cenário está a imponente San Jacinto Mountain, de tons amarelados, pontilhada de vegetação baixa e seca.

O Circuito Palm Springs inclui outras cidades que esbanjam atrativos do turismo lifestyle. Quem visita Palm Springs deve também conhecer India Wells + La Quinta + Cathedral Cith + Palm Desert, entre outras.

Palm Springs
Palm Springs = a cidade do paisagismo impecável

E assim nasceu Palm Springs…

Palm Springs nasceu para ser um satélite de Hollywood e por isso tantas estrelas orbitam ao seu redor. Tudo começou nos anos 1920 e se estendeu até o final da década de 1960. Durante esse período vigorava entre os 8 maiores estúdios de Hollywood um padrão de contrato chamado Studio System. Através dele, os estúdios se tornavam literalmente os donos dos atores, das atrizes e dos diretores de cinema.

Studio System = sempre à disposição dos estúdios

Os magnatas dos estúdios diziam o que os seus contratados podiam vestir, comer, com quem eles deveriam sair, namorar e até casar. Loucos para se tornarem grandes estrelas do cinema, os atores assinavam os contratos permitindo todo esse poder sobre eles. E pobre daquele que quebrasse uma cláusula.

Uma das cláusulas desses contratos dizia que os artistas deveriam ficar sempre a disposição dos estúdios. Para isso, não podiam se afastar mais do que 100 milhas ou 2 horas de carro de Hollywood. Estariam assim sempre acessíveis caso precisassem refazer a cena de um filme ou participar de algum evento de última hora.

Palm Springs
Palm Springs = Sombra + Água Fresca

Palm Springs = um refúgio hollywoodiano no deserto

E foi assim que a região de Palm Springs apareceu no mapa. Localizada dentro dos limites estabelecidos por Hollywood, se tornou o refúgio dos profissionais de Hollywood que procuravam ao máximo ter momentos de privacidade e liberdade, para serem quem eles eram de verdade. O isolamento no meio do deserto oferecia perfeitas condições para tal.

Aos poucos, foi-se criando uma pequena comunidade que se expandiu ao longo das décadas. Grandes estrelas, como Frank Sinatra, Dean Martin e Elizabeth Taylor se apaixonaram pelo deserto e passaram a viver em Palm Springs.

Palm Springs
Um flagrante do conceito de elegância e lifestyle de Palm Springs

Palm Springs e o Turismo

Com uma arquitetura cheia de personalidade, Palm Springs exibe estilos que vão do vintage ao contemporâneo. Em comum estão as linhas elegantes que ajudaram a fazer da cidade um destino turístico desejado. Para realizar o desejo de ficar, dos visitantes, hotéis, resorts, spas, piscinas foram construídos, seguidos por boutiques, restaurantes e afins. O produto turístico estava pronto para ser degustado.

Palm Springs
Passeio de Jeep é tour imperdível em Palm Springs

Passeio de Jeep pelo deserto é atração imperdível em Palm Springs

Palm Springs está a 180 km ou 2 horas de carro de Los Angeles, no coração do deserto do Colorado que, como o deserto de Sonora, faz parte de um ecossistema maior: o Deserto de Mojave. Este ambiente extremamente seco se estende pelos estados da Califórnia, Nevada, Arizona e Utah e ainda inclui o The Great Basin Desert. O que diferencia um deserto do outro é basicamente a altitude.

Uma aula em plena natureza

Tudo isso eu aprendi com a De. Este é o nome da guia e motorista do tour de Jeep que fiz pelos Cânions Indígenas. Com 3 horas de duração, o passeio é espetacular. Imperdível para o turista que quer ir além da sofisticação urbana da região de Palm Beach. Bastam alguns poucos quilômetros para você ter uma experiência profunda no deserto, a ponto de, por vários momentos, se esquecer de que Palm Springs está ali tão perto.

As histórias das paisagens

À medida que o passeio transcorre, você segue conhecendo paisagens exóticas e histórias curiosas. Um dos maiores aquíferos do mundo passa centenas de metros abaixo do Deserto de Palm Springs. Incrível é pensar na abundância de água, correndo, como um rio subterrâneo, em contraste com a escassez da superfície.

Palm Springs
Um dos vários oásis do Colorado Desert

Curiosidades como souvenir

É a geografia a responsável pelo clima quente e seco. Esta região está a cerca de 500 m acima do nível do mar, cercada pelas Montanhas Little San Bernardino, ao Norte, Sant Rosa, ao Sul, e San Jacinto, a Oeste.

Também nesta região está a famosa Falha de San Andrés, uma rachadura que marca o encontro das 2 maiores placas tectônicas do planeta. Segundo os cientistas, há 99% de chance de, nos próximos 30 anos, a Califórnia ser abalada por um dos mais violentos terremotos da história da humanidade.

A Falha de San Andrés

E entre uma visão fabulosa e uma informação preciosa, paradas estratégicas são feitas para você se refrescar em um oásis, sob as sombras das Palmeiras da Califórnia. Você pode se ver diante de grandes cachoeiras que surgem apenas na primavera, consequência do degelo das altas montanhas, ao redor. E fica sabendo que a Falha de San Andrés é a responsável por criar um espetáculo no meio do deserto. Graças a água que brota da rachadura, oásis se formam por todo o território. Oásis como o que você está. O mais famoso é o Thousand Palm Oasis, mas há vários outros pontilhando o caminho de quem faz o Tour de Jeep pelo deserto.

E quem tiver mais tempo pode pegar uma das várias trilhas para fazer um hiking ou um trekking = McCallum + Hidden Palms + Moon Country + Pushawalla Palms + Willis Palms e mergulhar pela natureza selvagem, sempre acompanhado por um guia.

Adrenalina nas pistas + emoção nas alturas

Visitar o Centro de Experiências e Performance da BMW é outro passeio que vale cada derrapada do circuito. O centro é o 2º dos Estados Unidos e o único da Costa Oeste e funciona como uma escola de direção específica para os motoristas terem total controle sobre os carros da BMW.

Palm Springs
BMW Experience (Foto: Visit California/Dominic Bracco/Divulgação)

BMW = manobras em alta velocidade

Ele está aberto também para o turista, que embarca ao lado de um motorista-professor para entender o que é ter o tal controle total sobre o veículo. A atração é válida até para quem prefere não quer estar dentro de um carro que vai fazer 1.001 manobras e rodopios a cento e tantos quilômetros por hora. Se este for o seu caso, é possível simplesmente sentar e assistir as impressionantes manobras e os cavalos-de-pau. Mas quem fez o circuito, garante que amou cada curva.

Palm Springs
Palm Springs Aerial Tramway

Palm Springs Aerial Tramway = viagem ao topo da San Jacinto Mountain

E para normalizar os níveis de adrenalina suba no Bondinho Aéreo Giratório de Palm Springs. Ele é como o bondinho do pão de açúcar, só que de formato circular e maior. Ah! E ele gira, devagar o suficiente para ninguém ficar enjoado, possibilitando que cada turista tenha literalmente uma visão 360º do percurso. A viagem dura 10 minutos e sobe 2 km e meio, da base do bondinho até o topo da San Jacinto Mountain.

Já viveu essa experiência? Deixe seu comentário.

*

code

  • Av. Brasil, 741 - Sta. Efigênia
  • 31 3646-1249

Copyright© Tripness Curadoria de Viagens - 2019. Todos os direitos reservados.

Fechar Menu
WhatsApp WhatsApp